Saiba mais sobre os óleos essenciais e suas funções

Óleo EssencialNome BotânicoAplicação
AlecrimRosmannus officinalisGota, dores de cabeça, fadiga, reumatismo, Infecções de pele, dores musculares e em geral, deslocamentos, caspa, obesidade, problemas da coluna; é um estimulante dos nervos, descongestionante do coração e do fígado. Analgésico. Inalado para perda de memória ou fadiga mental. Em geral é usado para estimular a mente e o corpo.
Bálsamo do PeruMyroxylon balsamumAge contra infecções: Antibacteriano, antiparasitário, antisséptico, expectorante e cicatrizante. Bronquites, asma crônica, resfriados difíceis, doenças da pele. Alivia a coceira da sarna e fungos, prurido e eczema. Mãos e pés rachados.
Basilicão / ManjericãoOcimum basilicumAnti-espasmódico, anti-inflamatório, promove alívio da dor, descongestionante das veias e artérias pulmonares, antibacteriano. Contém enzimas digestivas do estômago e do pâncreas, infecções urinárias, congestão da próstata, artrite reumatoide e infecção virótica. Estimulante do cérebro e da memória estimula o olfato, alivia o stress, a depressão e a fadiga mental.
BenjoimStyrax benzoin/TonkinensisTosses, coceiras, artrite, resfriados, sedativo. Acne, eczema, psoríase.
BergamotaCitrus bergamiaFebres, dores, tensão, feridas, tosses, stress; antidepressivo, acalmando a ansiedade e insônia. Problemas da pele (acne, feridas, frieiras, herpes, eczema, psoríase); usado em gargarejos para dor de garganta.
BetulaBirchGota, reumatismo, eczema, ulceras, propriedades antireomáticas e anti-inflamatórias, em shampoos favorece o crescimento, anti-espasmódico,rigidez em estados emocionais interiores.
Camomila AlemãMatricaria recutitaNervos, enxaqueca, acne, inflamação, insônia, problemas menstruais, dermatite, eczema, psoríase, doenças inflamatórias, queimaduras, todo tipo de cuidado com a pele. Cicatrizante e calmante da pele.
Camomila RomanaAthemis nobili;ChaaemelumnobileAsma, nervos, enxaqueca, acne, inflamação, insônia, problemas menstruais, dermatite, psoríase. Bom para quase tudo.
CanelaCinnamomum aromaticumInfluenza, reumatismo, verrugas, tosses, resfriados, infecções viróticas, provoca a menstruação, purificador do sangue; dor de dente, desmaios, anorexia, náusea, fluxo de saliva. Confortante.  Não usar na gravidez – óleo poderoso, use com cuidado (é abortivo).
CedroJuniperos virginianaTônico linfático, ajuda na remoção de gordura do corpo. Indicado para a arteriosclerose, a retenção de fluidos no tecido (edema), e para a celulite. Cuidados da pele e dos cabelos. Não usar em mulheres grávidas.
CipresteCupressus sempervirensProblemas da menopausa, distúrbios circulatórios, reumatismo, resfriados, coqueluche, tensão nervosa, hemorroidas. Colites ou infecções do intestino, descongestionante da próstata e estimula o pâncreas. Celulite, pele e cabelo oleoso, suor excessivo das mãos e pés. Ajuda em períodos de transição, como perda de familiares e término de relações.
CitronelaCymbopogon nardusDesodorizante, tônico, estimulante, antiespasmódico e anti-inflamatório. Dor pélvica, reumatismo e artrite. Repelente de insetos.
CravoEugenia caryophillataNáusea, flatulência, bronquites, artrite, reumatismo, dor de dente, diarreia, infecções, analgésico e antisséptico. Pode causar irritação da pele e da membrana mucosa. Regulador da Tireoide.
EucaliptoEucaliptus GlóbulosDores de garganta, tosses, bronquites, alergias, sinusite, infecções de pele, úlceras, feridas, reumatismo, dores em geral; é antisséptico e anti-inflamatório, diabete, pedras na vesícula,
FunchoFoenuculum vulgareProblemas digestivos e da menopausa, obesidade, constipação, pedras no rim, náusea; é diurético. Estrógeno – inalado ajuda no parto, aumenta a lactação e é indicado para todos os tipos de problemas menstruais e da menopausa.
GengibreZingiber officinalisReumatismo, dores musculares e em geral, deslocamentos, ossos quebrados. Resfriados, náusea, diarreia, alcoolismo, desordens digestivas, fadiga e enjoo de avião e carro- “Jetleg”.
GerânioPelargonium graveolensDepressão; todos os problemas ligados ao Sistema Reprodutivo da mulher; diarreia, diabete, feridas, hemorragia, circulação, eczema, dores de garganta, tensão nervosa, ansiedade, agitação, pedras no rim. Considerado o óleo da mulher. Contém estrógeno.
GrapefruitCitrus paradisiObesidade, retenção de líquido, problemas renais e de fígado, enxaqueca, depressão; é um tônico e ajuda no afastamento das drogas. Adstringente para pele e cabelo oleoso; celulite.
HO / PAU ROSACinnamomum camphoraÉ usado como substituto do óleo essencial de Pau-Rosa por seu odor semelhante e alto teor de linalol. Possui propriedades anti-inflamatórias e anti-bactericidas. Analgésico.  Outra capacidade atribuída há pouco tempo ao linalol é a inibição do desenvolvimento de larvas do mosquito da dengue Aedes aegypt.
JuníperoJuniperus communisFígado, rim e problemas do pâncreas, obesidade, reumatismo, acne, tosses, úlceras, infecções urinárias; é diurético, ajuda a dissolver pedras nos rins.
LaranjaCitrus sinensis; dulcisDepressão, ansiedade, constipação, nervosismo, espasmos musculares, é tônico, sedativo; vertigem é antisséptico; obesidade, retenção de líquido, tensão. Promove alegria.
LavandaLavendula angustifoliaQueimaduras, inflamações, cortes, feridas, eczema, dermatite, desmaios, dores de cabeça, gripe, insônia, histeria, enxaqueca, náusea, tensão nervosa, infecções, bactérias, úlceras, acne, asma, reumatismo, artrite, soluços. Ataques de pânico, é ansiolítico. É anti-séptico, Cândida, cicatrizante. Tem muitos e diversos usos, da infância à velhice. Bom para tudo.
LemongrassCymbopogon citratusInfecções, dores de cabeça e garganta, problemas respiratórios, febres; é tônico, antisséptico, repelente de insetos. Tem propriedades sedativas; age na celulite, pé de atleta, suor excessivo, sarna; tonifica os tecidos.
LimaCitrus limonum; limonFebres, reumatismo, dores de garganta e de cabeça, anorexia, alcoolismo, depressão, insônia, ansiedade; sedativo; é tônico e adstringente.
LimãoCitrus limonumDor de garganta, tensão nervosa, regula a pressão sanguínea, problemas digestivos, debilidade, febre, ansiedade; é tônico, adstringente e antisséptico; problemas do fígado. Tem a habilidade para dissolver pedras na vesícula. Ajuda a reduzir pesadelos. Redução de peso.
LitseaLitsea cubebaCalmante, sedativo e anti-inflamatório. Inalado para depressão nervosa, úlceras gástricas ou falta de apetite. Acne e pele oleosa. Também usado com repelente de insetos.
Mandarina-TangerinaCitrus mandarim-Citrus reticulataInsônia, nervosismo, problemas do fígado, fraqueza digestiva, ansiedade, tônico e tranquilizante. Crianças hiperativas, esgotamentos mentais. Sonífero.
ManjeronaOriganum majoranaCólicas intestinais, cólicas menstruais, ansiedade, asma, bronquite, insônia, desordens circulatórias. Dificuldades sexuais, especialmente obsessão com sexo – considerado um anafrodisíaco poderoso. Regula a função excessiva da Tireoide, sentimento de opressão, psicose, vertigem e ataques epiléticos.
MentaMentha arvensisTosses, resfriados e influenzas, antibacteriano e calmante para os nervos motores. Estimula o cérebro e também é vaso constritor- dores de cabeça. Ciática, enxaquecas, dores de cabeça, vermes, indigestão, vômitos.
MentaMentha piperitaRefrescante, virótico, tônico, estimulante do coração, cérebro, pâncreas e próstata e hemorroidas. Regulador dos hormônios ovarianos. Fígado, flatulência, arrotos, dores de cabeça, enxaquecas, ciática, eczema. Limpa o ar; calor, febre. Manter longe dos olhos!
     MirraCommiphora myrrha Muito usado em meditação e para ativar os Chakras superiores.
     Noz-moscadaMyristica fragransNáusea, vômito, dores musculares, e em geral; reumatismo, artrite, nervosismo, insônia. Estimulante do coração, analgésico e tônico do cérebro; fadiga extrema e juntas doloridas.
OlíbanoBoswellia carteriFeridas, febres, tosses, tensão, bronquites, laringites, nervos. É considerado um “anti-tumor” e tem ação imunossupressora forte, com qualidades antidepressivas e expectorantes.
PalmarosaCymbopogon martiniiAntifúngico, antivirótico tonifica o coração e tem um espectro grande de ações antibacterianas. Infecções da pele, anorexia; ajuda no parto, regenera e regula produção de óleo da pele, com grande poder hidratante.
PatchouliPogostemon patchouliAcne, eczema, caspa, psoríase, antisséptico, diurético e inseticida. Ótimo nos cuidados com a pele – regula o tecido celular. Todos os tipos de pele, especialmente pele envelhecida.
PetitgrainCitrus aurantium LAnsiedade, insônia, depressão; ajuda na convalescença. Equilibra o sistema nervoso, estimula o tônus muscular, acne excessiva; reduz transpiração excessiva e oleosidade do cabelo e pele. Deve ser inalado nos casos de esgotamento nervoso, fadiga ou stress.
Pimenta PretaPiper nigrum.Resfriados, gripe, flatulência, dores em geral. Estimulante das glândulas; afrodisíaco. Laringites, bronquites crônicas, reumatismo e debilidade sexual.
PinhoPinus sylvestris/ Abies sibiricaBexiga e problemas de rim, reumatismo, problemas respiratórios, resfriados, dores de garganta, problemas de circulação, dores musculares em geral; é diurético. Considerado ter propriedades hormonais e corticoides.
RosaRosa damascena; centifoliaAntidepressivo com efeitos poderosos nos órgãos genitais de ambos os sexos; frigidez e impotência. É usado para pele sensível e seca. Tem sido usada desde a antiguidade no amor espiritual e como fonte de beleza, alegria, felicidade e para unir o espiritual com o físico. Usado em meditação para ativar o chakra coronário.
Salvia EsclareaSalvia sclareaDepressão, nervos, dores em geral, debilidade; é sedativo. Possui estrógeno, útil em menopausa, deve ser inalado contra ondas de calor; também usado como afrodisíaco. Reduz ataques epilético, depressão e alivia a TPM e o desconforto emocional. Pode criar um senso de euforia. Ajuda a dar conta das coisas.
SândaloAmyris balsamiferaCistites, cicatrizante, acne, feridas, queimaduras, alergias, aftas e picadas de insetos, calmante e anti-depressivo – ansiedade, tensão, nervosismo e insônias. Estancar fluxos (hemorragias, diarreias, menstruações abundantes, incontinência), peles secas. É tônico do coração, descongestionante linfático e do sistema venoso. Indicado para hemorroidas e fadiga do coração.
Tea TreeMelaleuca auternifoliaFungos, infecções viróticas e bacterianas, resfriados, gripe, feridas, frieiras, acne, queimaduras, cândida, choque, histeria. Tem a propriedade de penetrar no pus e ao se misturar com ele, causa uma liquefação, expulsando-o de dentro para fora, deixando uma superfície saudável. É estimulante do Sistema Imunológico, protetor contra radiação; antiparasita, inclusive contra a Tinha (Tinea). Infecções de ouvido, garganta e nariz, e todas as infecções da área genital ou reprodutiva, masculina e feminina.
TomilhoThymus vulgarisPoderoso antivirótico, antifúngico, tônico uterino e cardíaco. Todos os problemas de ouvido, nariz, garganta e pulmões. Cistites, vaginites e qualquer inflamação do sistema reprodutivo feminino.
Ylang YlangCananga odorataÉ afrodisíaco, tônico dos nervos, cardiotônico, sedativo geral; ameniza a depressão, frigidez e impotência. Alivia a raiva e a dor física. Antiespasmódico cria um sentimento de equilíbrio no corpo. Usado por diabéticos para equilibrar o sistema. Hipertensão arterial.

*Advertência: Na gravidez usar alguns dos óleos somente após o 3º mês