Se você tivesse que escolher os 10 Óleos Essenciais mais versáteis e úteis eles seriam:

LAVANDA: A Lavanda é capaz de realizar muitos trabalhos importantes e é uma delícia de ser usada. Toda casa deveria tê-la. É um antibiótico natural, é antisséptico, antidepressivo, sedativo e desintoxicante, aciona o sistema imunológico, contribuindo no processo da cura, através de um estímulo das células a se regenerarem mais rapidamente. Mesmo não sendo conhecida como um estimulante circulatório, ela tranquiliza os efeitos do choque clínico, usada como um tônico para o humor e como antidepressivo, ajudando a lidar com o choque psicológico. A Lavanda também contém muitas outras qualidades o que a faz realmente indispensável, podendo ser usada como primeiros socorros. 

TEA TREE: A ação antisséptica de Tea Tree é conhecida como cem vezes mais poderosa que o ácido carbólico ou fenol – e não é venenoso!  Os Aborígines (indígenas australianos) têm usado esta planta pôr séculos e hoje é um grande material para pesquisas no mundo. Suas propriedades antiviróticas,  antibactericidas  e antifúngicas o faz muito usado em uma grande variedade de condições. É usado no tratamento da “Cândida” e todos os tipos de infecções, queimadura de sol, acne, pé de atleta, piorreia, entre outras coisas. *Combate o Streptococculos pyogenes.

MENTA: Tem sido usado pôr muitas culturas inclusive pelos Egípcios, Chineses, e Índios Americanos pôr suas propriedades curativas. É um ótimo digestivo, ajuda os sistemas respiratório e circulatório e é um antisséptico. Ajuda no tratamento de indigestão, gazes, mau hálito, gripe, catarro, varizes, dores de cabeça e enxaquecas, irritação da pele, reumatismo, dor de dente e fadiga. Até mantém ratos, formigas e pulgas afastadas. 

CAMOMILA: Há vários tipos de Camomila. A Alemã é azulada, pois contém azuleno e é calmante da pele e cicatrizante e a Romana que trata o sistema nervoso e insônia, é antibactericida, antisséptica e desinfetante e contém muitas propriedades anti-inflamatórias. Muito usada para dentição infantil e em banhos calmantes para bebês. Usada no tratamento de queimaduras, incluindo de sol, eczema, asma, alergias, diarreias, distensões, náusea, febre, e todos os estados nervosos e depressivos. É analgésica, diurética, sedativa, muito usada na anorexia nervosa e em tratamentos rejuvenescedores, mas cuidado com a Camomila Marroquina (Ormenis multicaulis) que não é Camomila verdadeira e não pode ser usada como se fosse.

EUCALIPTO: Tem sido destilado desde pelo menos 1788 e usado para tratamento de problemas do peito (tórax) e de cólicas. Ele esfria o corpo no verão e protege no inverno. É anti-inflamatório, antisséptico, antibiótico, diurético, analgésico, antivirótico e desodorante. É muito conhecido pôr seus efeitos em tosses e resfriados, e também usado em cistites, cândida, diabetes, queimaduras de sol, é de grande uso veterinário e repelente de insetos.

GERÂNIO:  É muito usado nas emoções e em muitas condições médicas e possui um aroma delicioso. O óleo não é extraído do gerânio colorido, mas da espécie “Pelargonium” ou “Lemon Plant”. Ele faz frieiras desaparecerem da noite par o dia, é muitíssimo usado no tratamento da endometriose, muito bom no tratamento da menopausa, diabetes e infecção de garganta. É um tônico maravilhoso para os nervos e é muito usado como sedativo. É usado no tratamento de câncer de mama e de útero e ajuda o paciente a suportar a dor… “O óleos da mulher”.

ALECRIM: Também conhecida como “Rosemary”, é um estimulante físico e mental o que o faz muito bom no banho da manhã e um excelente aliado no tratamento muscular sendo ótimo para um banho no final de um dia, após um dia desgastante e cansativo. É antisséptico e é usado no tratamento da dor muscular, da artrite, reumatismo, depressão, fadiga, perda de memória, enxaqueca, dores de cabeça, tosses, gripes, diabetes entre outras coisas. Também muito usado em tratamentos de beleza, como fortalecedor capilar, na luta contra a acne e contra a celulite.

TOMILHO: Há vários tipos de Tomilho, alguns podem ser usados e outros não. É antivirótico, antibiótico, antisséptico e diurético e deve ser usado com muito cuidado. O uso exagerado pode estimular a glândula da tireoide e o sistema linfático. Nunca deve ser usado diretamente na pele ou em crianças. Quando a gripe estiver chegando é bom colocá-lo em um difusor na sala. Ele ajuda a eliminação de lixo tóxico do corpo. Usado contra a tosse, para remoção de verrugas, reumatismo, neuralgias, fadiga e acne.

LIMÃO:  É tão puro quanto um purificador de água. É um óleo antisséptico e antibactericida que funciona muito bem sozinho ou misturado à outros óleos, incluindo tratamento de verrugas, picadas de insetos e dores de cabeça pôr tensão nervosa. Tem uma ação tônica no sistema linfático e uma ação estimuladora no sistema digestivo. Vai te ajudar a emagrecer, ajuda a dispersar a celulite, e mantém rugas afastadas.

CRAVO:  É antibactericida, antisséptico, analgésico e bom na prevenção de doenças e de infecções. Sendo uma especiaria pode facilmente ser incorporado na comida. É bem conhecido na cura rápida de dores de dentes, mas também conhecido para tratar problemas digestivos e de desordens musculares. Pode ser usado no tratamento da asma, náusea, sinusite, e como sedativo. Não deve ser usado sem diluir na pele.

* Os óleos essenciais não devem ser usados diretamente na pele, com raras exceções.