A lista que segue é de só alguns modos nos quais podem ser usados os óleos essenciais, com as quantidades indicadas. Há muitos outros métodos não listados, por exemplo, na cozinha, para uso no jardim, com animais domésticos, e celebrações.

O quadro abaixo está dividido em três seções: métodos de corpo, métodos de água, e métodos de quarto. Embora as quantidades para os métodos de quarto podem parecer bastante pequenas, são suficientes, e para medir como o aroma é realmente forte, prepare seu método, então deixe o quarto fechando a porta atrás de você, e volte em alguns minutos. Deste modo, seu nervo olfativo lhe mostrará, pois nosso olfato se ajusta muito depressa aos aromas.

Métodos de corpo:

Perfume

Dosagem: Variável

Há dois métodos: você pode usar simplesmente dissolvido em álcool/água/óleo e pode aplicar ao corpo como você usa um perfume – alguns podem ser usados puros como a Lavanda que pode ser aplicada diretamente à pele –  ou os incorpore em um perfume.

Tecido ou lenço

Dosagem: 1 gota (podendo variar)

Cheire quando necessário.

Inalação

Dosagem: 2-3 gotas

Aqueça a água e coloque-a em uma tigela, respire sobre o óleo – como em uma inalação – cubra sua cabeça com uma toalha e debruce sobre a tigela, mantendo sua face aproximadamente 20 centímetros e mantenha seus olhos fechados. Respire profundamente pelo nariz durante aproximadamente um minuto.

Massagem

Dosagem: Como prescrito ou um máximo de 5 gotas para cada colher de chá (5ml) de óleo vegetal (carreador) como o de amêndoas, por exemplo. *Veja a lista de óleos carreadores.

Obtenha um frasco de cor escura (para evitar a luz). Meça seu óleo básico. Use avelã, amêndoa, semente de uvas, ou qualquer outro da lista de óleos carreadores. Some a ele o óleo essencial. Para dissolver completamente, vire a garrafa de cabeça para baixo alguns vezes. Averiguar a quantidade de uso para cada massagem. *Você pode fazer uma concha com sua mão para usar de medida – é mais ou menos a quantidade certa de óleo. Como a mão de uma pessoa está em proporção ao tamanho de corpo dela, a quantia colocada vai variar. Uma colher de chá – 5ml – é adequada para a maioria dos corpos.

Método de água:

Banhos

Dosagem: Como prescrito ou um máximo de 8 gotas

Encha a banheira, então coloque o óleo essencial. Feche a porta do banheiro assim os vapores não escapam. Fique na água por durante pelo menos dez minutos, enquanto relaxando, respire profundamente. Em alguns exemplos, o óleo essencial é diluído primeiro em um óleo vegetal. Siga sempre instrução de uso.

Ducha (Bisnaga)

Dosagem: Só como prescrito.

Ferva a água que vai usar e deixe esfriar, ou use água mineral. Adicione o óleo essencial e agite a ducha (bisnaga) até que o conteúdo fique completamente misturado.

Jacuzzi

Dosagem: 3 gotas por pessoa

Para jacuzzis compartilhadas, deve-se fazer uma assepsia completa antes do uso.  Use o mesmo método para banhos.

Sauna

Dosagem: 2 gotas por 2 ½ xícaras água.

Use eucalipto, tea tree ou óleos de pinhos. Misture anteriormente na água e coloque na fonte de calor. Só usar estes óleos essenciais porque eles entram no corpo com a inalação e saem através de transpiração. Eles são todos excelentes limpadores e desintoxicantes.

Chuveiro.

Dosagem: Como prescrito ou um máximo de 8 gotas

Lave-se como sempre. Acrescente o óleo essencial a uma toalhinha facial  -*Veja a da Body & Mind Beautiful –  ou esponja e passe expressivamente pelo corpo. Como você continua se lavando, deixe  a água correr, respirando o vapor aromático profundamente.

Banho de Acento ou Bidê

Dosagem: Como prescrito ou 2-3 gotas

Prepare um banho até o nível do quadril ou use uma bacia que seja grande o bastante para  que você possa se sentar nela. Adicione o óleo essencial e agite levemente ao redor para que as partículas se soltem. Siga o método de uso ou tenha cuidado com o tipo de óleo que vai usar – alguns podem queimar a membrana mucosa delicada.

ou Ducha (Bisnaga)

Dosagem: Só como prescrito.

Ferva a água que vai usar e deixe esfriar, ou use água mineral. Adicione o óleo essencial e agite a ducha (bisnaga) até que o conteúdo fique completamente misturado

Escalda mãos

Dosagem: Como prescrito ou 2-4 gotas

Deixe as mãos de molho em uma bacia para uns dez minutos em água morna.

Escalda pés

Dosagem: Como prescrito ou 2-6 gotas.

Deixe os pés de molho em uma bacia para uns vinte minutos em água morna.

Métodos de quarto:

Velas

Dosagem: 1-2 gotas

Acenda a vela e espere até que a cera comece a derreter e então acrescente os óleos à cera morna, óleos Essenciais são inflamáveis assim sendo, tem cuidado para não os colocar diretamente no pavio.

Difusores

Dosagem: 1-10 gotas  ou como prescrito.

Estes são feitos especialmente para uso com óleos essenciais. Há todos os tipos de difusores, alguns aquecidos por chama de vela e outros através de eletricidade, mas é importante que a superfície do recipiente não seja porosa e que possa ser limpo facilmente para os próximos usos. A ideia de um difusor – não importa se de cerâmica, vidro, ou metal – é que possa aquecer os óleos,  permitindo que as moléculas se espalhem na atmosfera.

Lâmpadas

Dosagem: 1-2 gotas

O calor gerado por uma lâmpada incandescente pode ser usado para libertar as moléculas de óleo essencial na atmosfera. Há vários anexos feitos de material não inflamável ou metal que podem ser usados junto às lâmpadas incandescentes; ou acrescentando o óleo a um bolbo de abajur colocado na lâmpada quando ainda não estiver acesa, e fria. Não ponha o óleo sobre uma lâmpada incandescente que já está aquecida, como óleos essenciais são inflamáveis – podem pegar fogo ou até estourar a lâmpada. Use só 1-2 gotas – nada mais – ou o óleo pode gotejar abaixo o bolbo no anexo.

Umidificadores de ar

Dosagem: 1-9 gotas

Acrescente o óleo essencial à água. Tenha cuidado na escolha do óleo, pois não são todos os óleos que podem ser usados nesses aparelhos – alguns óleos são muito pesados, como as resinas, deixando resíduos e podendo danificar seu aparelho.

Aromatizantes de ar

Dosagem: 4 gotas para 1 xícara  de água

Use um pulverizador de plantas novo. Use água morna, mas não água fervente, adicione o óleo essencial e agite antes de usar. Pode ser borrifado no ar como qualquer spray ou nos tapetes, cortinas, e mobília, mas não deixe a água cair na madeira – pode danificá-la.

Tigelas de água

Dosagem: 1-9 gotas

Ponha água fervente em uma tigela e adicione o óleo essencial. Feche as portas e janelas e espere uns cinco minutos para o aroma penetrar no quarto.

Lareiras

Dosagem: 1 gota por tora

Use cipreste, cedro, sândalo, ou óleos mais amadeirados. Ponha 1 gota em cada tora e deixe por mais ou menos uma hora antes de usar.

Entre estes, escolha você qual o método de uso que mais se encaixa em seu dia à dia.