Saiba o que são os Óleos Essenciais e sua origem.

Plantas, flores, frutos e árvores continuam sendo uma das fontes intocáveis em nosso planeta e sustentam toda nossa vida. A Aromaterapia as usa em uma das mais poderosas formas – sua fragrância, o que chamamos de Óleos Essenciais. Esses óleos podem ser usados para muitos fins; para nossa saúde, beleza, podem reduzir o stress e tensão como também melhorar o humor de toda a família. São seguros, eficientes e amigos do meio ambiente.

Os óleos essenciais para uso individual, são vendidos em pequenos vidros escuros. Os preços variam e flutuam de acordo com a variedade, raridade, disponibilidade, ano e safra em que foi plantado e colhido e suas potencialidades terapêuticas que será determinado pelas suas propriedades químicas. Parece até que estamos falando de um bom vinho…

Frascos de óleos essenciais devem ser guardados e mantidos em lugares frescos e fora do alcance das crianças e sempre bem fechados, pois além de necessitarem de um cuidado especial no uso – alguns podem provocar ardume se usado diretamente na pele, são substancias voláteis, altamente concentradas e evaporam com facilidade. Muitos deles podem ser mantidos por vários anos se bem acondicionados. Cada óleo deverá vir com o nome botânico e se possível o país de origem. O fornecedor de seus óleos essenciais é muito importante. Você deve comprá-los sempre de um fornecedor idôneo e de boa reputação – a adulteração é muito comum de acontecer, por os óleos serem caros – na maioria – diminuindo, alterando e até anulando a ação da Aromaterapia.

Cuidado para não comprar “essência” ao invés de “óleo essencial”. Lembre-se que a essência perfuma, mas não trata. Só o óleo essencial possui as propriedades terapêuticas e também o perfume. Às vezes é chamado de Aromaterapia, mas o que acontece é uma mistura de óleos essenciais com essências (perfumes) para fins comerciais – é mais fácil vender, pois o perfume dura mais tempo. Existem vários produtos no mercado com o nome de Aromaterapia, que mesmo possuindo um perfume delicioso e serem de excelente qualidade, não tratam como a Aromaterapia pura faz.

A Body & Mind Beautiful procura os melhores fornecedores possíveis para oferecer a todos o melhor produto. Nossos óleos são de excelente qualidade e origem – e há uma constante atenção para mantermos o nível de nossos produtos.

Óleos Vegetais ou Carreadores

Como os Óleos Essenciais são altamente concentrados no estado puro para serem usados diretamente na pele, eles devem ser diluídos em um óleo básico, de forma que eles podem ser massageados à pele na dosagem correta. Uma gota de um óleo essencial pode ser tudo que você precisa usar. Que obviamente não irá muito longe, mas quando é diluído em um óleo básico, cobrirá uma área grande.

Óleos de base ou carreadores são vegetais, de nozes, ou de semente que lubrificam e aos quais têm propriedades terapêuticas. São obtidos das sementes de plantas que crescem no mundo inteiro. Há centenas de plantas diferentes que são conhecidas por conterem sementes oleosas, mas não são todas que são produzidas comercialmente. Na maioria os óleos vegetais são produzidos para a culinária, e é uma fonte boa de nutrientes e energia. Eles permitem o corpo a produzir calor e é uma fonte boa de proteína, como também provendo lubrificantes. Os óleos vegetais usados em Aromaterapia devem ser prensados a frio. Como os óleos nas prateleiras dos supermercados podem ter sido processados com um agente químico, e/ou ter essências adicionadas a eles – como no caso do óleo de amêndoas – não devem ser utilizados na Aromaterapia. Adquira seus óleos carreadores do mesmo fornecedor de seus óleos essenciais.

Use as medidas seguintes como uma diretriz ao diluir os óleos essenciais em um óleo básico vegetal.

Tabela de mínimo e máximo de óleo essencial e de óleo carreador.

Óleo Essencial – por gota

0-1 gta 1ml – 1/5 colher de chá

2-5 gts 5ml – 1 colher de chá

4-10 gts

6-15 gts

8-20 gts

10-25 gts

12-30 gts

Óleo Carreador – por ml

10ml – 2 colheres de chá

15ml – 1 colher sopa

20ml – 4 colheres de chá

25ml – 5 colheres de chá

30ml – 2 colheres sopa

Obs.:

1 colher de chá = 5 ml

2 colheres de chá = 10 ml

1 colher de sopa = 15 ml

Ao comprar óleos essenciais, é útil saber que aproximadamente:

20 gotas = 1ml óleo essencial

40 gotas = 2ml óleo essencial

60 gotas = 3ml óleo essencial

Óleos Essenciais

Veja aqui uma lista do kit básico de óleos com suas propriedades. Veja também o guia de “Métodos de Uso”.